“O Enterro do Bacalhau”, organizado e promovido pelo Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico, realiza-se às 21:00 de 2 de abril, sábado, nesta aldeia no concelho de Leiria.
Falamos de uma peça de teatro de rua, em que os atores são a própria população, e de uma tradição com 78 anos de existência naquela localidade, com um interregno durante o regime de Salazar. Nos tempos mais atuais, realiza-se desde 1976, agora de quatro em quatro anos.
Quem for para assistir ao teatro que percorrerá Soutocico, a poucos quilómetros de Leiria, desde já pode fazer conta com dois convites. Um deles será o de se juntar aos figurantes para chorar – às vezes chorar de tanto rir – a morte do “fiel amigo”. O outro convite será o de participar, logo a partir das 17:00, no V Festival do Bacalhau, iniciativa gastronómica que decorre na sede da coletividade, onde será possível apreciar as mais diversas especialidades com bacalhau.
A Organização sublinha que “o elenco é de luxo”: “bispo, padres, freiras, carpideiras, sacristão, coveiro, pescadores, varinas, padeiros, cangalheiros, músicos, tochas, entre outros, compõem um grupo de 300 figurantes amadores. Segue-se-lhe a multidão de espetadores, também convidada a participar na encenação”.
O teatro é de cariz amador, com um acentuado sentido satírico e humorístico, sempre adaptado à realidade social e política da atualidade, mas a população já está mais do que profissional na organização dos dois eventos. Os preparativos e ensaios para esta edição envolvem a participação dos moradores de Soutocico e das localidades vizinhas, dos mais novos aos mais velhos, desde o mês de novembro de 2015.
O fim da história não acaba bem para o bacalhau, julgado e condenado à morte, mas é só para ele. Tudo o resto é alegria e boa disposição.
O Enterro do Bacalhau e o V Festival do Bacalhau contam com um grande número de pessoas, entidades e empresas patrocinadoras e colaboradoras, às quais a Organização agradece todo o apoio.
30 de março de 2016