10º Congresso Vertentes e Desafios da Segurança adiado para Outubro de 2022
A Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS) anuncia o adiamento do 10.º Congresso Internacional Vertentes e Desafios da Segurança (VDS) para Outubro de 2022.
Em informação enviada à Comunidade VDS, nomeadamente aos participantes, patrocinadores, apoiantes, formadores, conferencistas e comissões Organizadora e Científica, Miguel Corticeiro Neves, presidente da ASVDS, explica os motivos do segundo adiamento da décima edição, inicialmente agendada para Outubro de 2020.
“Mais uma vez, tomámos a ainda mais difícil decisão de não realizar o VDS, fundamentalmente pelas mesmas razões do ano passado. Enquanto agentes da Prevenção, entendemos que é nosso dever darmos o exemplo em matéria de conduta diária de prevenção e combate relativamente a este vírus que veio, decididamente, modificar o nosso modo de vida. Queremos que a 10ª edição do VDS seja uma edição em grande, tanto em qualidade quanto em quantidade, pois, afinal, trata-se da 10ª edição! Estamos a trabalhar ainda mais para que seja, efectivamente, um marco, mas um marco positivo na história do VDS”.
A juntar a estas justificações, Miguel Corticeiro Neves acrescenta outras, como o facto “de muitas organizações/empresas muito provavelmente ainda não terão condições para participar com trabalhadores seus no VDS, e porque queremos cumprimentar os participantes no VDS com um abraço, um aperto de mão, um beijo… e não apenas com um aceno, um toque de cotovelo ou um toque de punho, e porque queremos ser muitos, juntos no mesmo local, sem restrições físicas”.
Os congressos internacionais VDS reúnem para debate e formação em temas sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e outras facetas da Segurança pessoas de todo o país e de outros países, como Argentina, Canadá, Colômbia, Equador, Brasil, Angola, Cabo Verde e Espanha. Na edição de 2019 os participantes foram mais de 700. Até à interrupção em 2020, o VDS realizou-se todos os anos em Outubro na cidade de Leiria.
5º Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais agendado para Abril de 2022, em Aveiro
Após o adiamento em 2020, a Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS) anuncia, a realização do 5º Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais (SIRPS), em Aveiro, nos dias 28 a 30 de Abril.
“O dia 28 será dedicado ao Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST) e os dias 29 e 30 ao 5º SIRPS propriamente dito. Será também o regresso do SIRPS após dois anos de abstinência simpósica forçada, esperamos contar com a presença de cerca de 300 pessoas”, refere Miguel Corticeiro Neves, presidente da ASVDS.
Sobre este evento de formação e informação está a ser criado um novo website e em breve serão divulgados outros detalhes.
Os Simpósios Ibéricos de Riscos Psicossociais são, desde a sua primeira edição, realizados alternadamente em Espanha e em Portugal. O primeiro teve lugar na Universidade Fernando Pessoa, no Porto; o segundo na Universidade de Léon; o terceiro na Escola Superior de Tecnologias da Saúde, em Coimbra; e o quarto na Universidade da Extremadura, em Cáceres.
Leiria, 29 de Outubro de 2021