Por o Congresso Internacional "A Morte: Leituras da Humana Condição" se realizar no mês de fevereiro, em que se celebra o Dia de São Valentim / Dia dos Namorados, e por ter lugar em Guimarães, em tributo à bela tradição de bordados do Minho e em parceria com o Município de Guimarães, o Congresso Internacional terá como peça oficial um Lenço dos Namorados com uma frase alusiva ao tema do evento.
O lenço é um desenho original de Helena Cardoso com um poema de Albano Martins: “Para morrer não era necessária a morte bastava o teu corpo”.
A peça, que já pode ser vista na "Oficina" de Guimarães, a loja de artesanato da autarquia, poderá ser encomendada pelos congressistas nesse local ou junto Secretariado do Congresso, nos dias do evento, pelo preço especial de 120,00 euros por unidade.
Recorde-se que, nos dias 21 a 24 de fevereiro, o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) realiza no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”, que contará com a participação de diversos oradores nacionais e estrangeiros.
É propósito deste Congresso reunir as diversas ciências e as organizações que trabalham mais de perto com esta realidade e afins, para abordarem a temática com rigor científico.
Realizado com a parceria premium da Câmara Municipal de Guimarães, para além de contar com a cooperação de variadas outras instituições do meio académico, científico, económico e social, o congresso é organizado pelo IEAC-GO, e conta com um programa cultural diversificado aberto à participação de todos os interessados.
Oleiras, 14 de fevereiro de 2019