Um ano após o seu falecimento, Rita Pereira, a jovem maestrina, organista e professora da Barreira, no distrito de Leiria, é recordada na sua terra natal com uma tarde cultural com o lançamento de um livro e vários momentos musicais, a 24 de março, às 15:00, no Salão Paroquial da Barreira. O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, já confirmou presença.
A sessão em memória e homenagem à Rita Pereira é uma organização conjunta da Paróquia da Barreira, da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
O programa, aberto à participação de todos os interessados, incluirá a apresentação de um livro de testemunhos e de memórias da vida da jovem artista falecida a 15 de fevereiro de 2018, aos 35 anos, e vários momentos musicais.
Intitulado “A Rita sempre e perto”, o livro contém quinze testemunhos escritos, de familiares, amigos e conhecidos. Nas palavras dos coordenadores editoriais deste projeto, Pedro Moniz e padre Augusto Gonçalves, a publicação “pretende ser um busto ou um documento literário, além de relatar o percurso biográfico e curricular da Rita”.
“Este livro é uma homenagem de todos os seus amigos”, sintetiza Pedro Moniz.
A obra-tributo será apresentada por LeopolDina Reis Simões e a animação musical do evento estará a cargo dos três coros em que a Rita esteve envolvida: AdesbaChorus, AdesbAcapella e Coro InfantoJuvenil.
Recorde-se que, em junho de 2018, alguns meses após a morte de Rita Pereira, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, foi palco do concerto “Rita Pereira Homenagem”, uma iniciativa com casa-cheia e cariz solidário, uma vez que todas as receitas reverteram a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O evento agendado para 24 de março na Barreira tem entradas gratuitas.
Barreira, 11 de março de 2019