As cerimónias comemorativas do 15º Aniversário dos Bombeiros de Fátima tiveram lugar a 30 de junho, no quartel da corporação humanitária.
O evento teve início às 10:45 com a formatura, seguindo-se a receção às entidades. Às 11:15 iniciou a sessão solene, com promoções e entrega de condecorações a um numeroso grupo de operacionais.
Às 12:00 teve lugar a bênção, pelo padre António Sousa, capelão do Santuário de Fátima, e pelo padre António Pereira, de dois veículos novos colocados ao serviço da corporação: um Veículo Plataforma (VP-43) e uma Ambulância de Socorro (ABSC-10).
O Veículo Plataforma (VP43) tem 43 metros e a sua aquisição resulta da boa vontade e solidariedade de várias instituições religiosas, empresas e forças vivas da região, que apoiam a compra aderindo à campanha “Degrau a Degrau”.
“Quero agradecer ao Santuário na pessoa do Senhor Reitor, padre Carlos Cabecinhas; às empresas, nas pessoas dos seus administradores, e também aos particulares pela solidariedade para com a causa do bem comum de todos nós. A todos vós, Fátima está grata”, afirmou Amorim Gonçalves, presidente da Associação Humanitária.
Idealizada e concretizada pela Direção dos Bombeiros de Fátima, a campanha consiste na compra simbólica de um, ou mais, degraus da escada deste Veículo Plataforma, que “será decisivo para a operacionalidade dos bombeiros”.
No acolhimento às entidades religiosas e civis que participaram no aniversário, em nome dos Bombeiros de Fátima, estiveram o presidente da Direção dos Bombeiros de Fátima, Amorim Gonçalves, e o Comandante Gaspar dos Reis.
No seu discurso aos presentes, Amorim Gonçalves reforçou a importância do serviço prestado pelos Bombeiros de Fátima desde a sua génese: “Todos fazem parte desta história: bombeiros, órgãos sociais e a população. Os nossos bombeiros conseguiram, com distinção, assegurar a proteção e socorro, não só às pessoas que cá estão no dia a dia, mas também aos milhões de peregrinos e turistas que nos visitam todos os anos. Só no ano passado os Bombeiros Voluntários doaram 17 250 horas à corporação”.
“Além de valorizar e reconhecer o esforço dos bombeiros, devemos também homenagear o esforço das suas famílias! Estas apoiam e incentivam os bombeiros na sua missão de proteção e socorro. Por isso, o nosso muito obrigado aos que estão lá em casa, nomeadamente aos pais, às esposas, aos maridos e aos filhos”, acrescentou.
Novos desafios agora se colocam. Amorim Gonçalves apontou três: o investimento no reforço e qualificação dos recursos humanos, nos meios técnicos e operacionais e em instalações adequadas.
Relativamente à área dos recursos humanos, a presidente da Associação Humanitária sublinhou a entrada recente de cinco bombeiros com vínculo profissional e as novas apostas da associação: “Hoje damos posse a 13 novos bombeiros voluntários, os quais são promovidos desta forma na sua carreira; de igual forma são promovidos nove bombeiros de terceira para bombeiros de segunda. Temos ainda em formação 12 novos estagiários”.
Sublinhou ainda a condecoração naquela cerimónia “de 41 bombeiros com as medalhas de assiduidade da Liga dos Bombeiros Portugueses” e a intenção de criação “da escola de bombeiros com turmas de infantes, cadetes e estagiários, que terá início no próximo ano letivo”.
O investimento nos meios técnicos e operacionais teve como primeiro passo a aquisição do Veículo Plataforma.
Quanto ao investimento em instalações adequadas, Amorim Gonçalves anunciou terem sido realizadas recentemente melhorias nas instalações atuais, com vista ao “aumento da operacionalidade”, e que se encontra “a decorrer um estudo quanto à melhor localização possível do novo quartel dos bombeiros voluntários de Fátima”.
Fátima, 5 de julho de 2018