É notícia
Congresso “A Morte: Leituras da Humana Condição” convida para programa cultural diversificado

Partilhar notícia:
Nos dias 21 a 24 de fevereiro de 2019, o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) realizará no Centro Cultural Vila Flor, na cidade de Guimarães, o I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”, que contará com a participação de diversos oradores nacionais e estrangeiros. 
 
É objetivo deste Congresso reunir as diversas ciências e as organizações que trabalham mais de perto com esta realidade e afins, para abordarem a temática com rigor científico. 
 
O programa de conferências, painéis e mesas redondas será o SEGUINTE.
 
ÁREAS TEMÁTICAS DO CONGRESSO: 
Antropologia, Artes, Ciberespaço, Ciências da Educação, Ciências da Religião, Ciências da Saúde, Comunicação, Direito, Economia, Ecologia, Filosofia, História, Militar, Política, Psicologia, Sociologia, Teologia, Urbanismo.
 
ALGUNS ORADORES CONFIRMADOS: 
Sofia Reimão, Ricardo Araújo Pereira, Luciano Manicardi, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, D. José Cordeiro, Noa Carballa Rivas, Vitória Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José Alberto Carvalho, Filipe Fontes, António Maia Gonçalves, Micaela Ramon, Alberto Mendes, Vítor Kajibanga, Nuno Gil.
 
Realizado com a parceria premium da Câmara Municipal de Guimarães, para além de contar com a cooperação de variadas outras instituições do meio académico, científico, económico e social, o congresso é organizado pelo IEAC-GO. 
 
Incluirá três noites culturais com programa aberto ao público em geral.  
As sessões terão lugar às 21:30, no auditório do Centro Cultural Vila Flor:  
Dia 21 – Noite de Cinema: WIT, com debate orientado por Paulo Miguel Martins (crítico de cinema) 
Dia 22 – Concerto Missa Brevis com João Gil, Luis Represas e Manuel Rebelo 
Dia 23 – Gravação de E Deus Criou o Mundo, programa de rádio da Antena 1 com representantes das três religiões monoteístas.
Todos os interessados não estão inscritos no Congresso, poderão assistir às três noites culturais, através da aquisição de um bilhete único no valor de 10€ (abertura de bilheteira a anunciar em breve). 
 
Dia 24 – Para este dia são propostos três programas culturais pela Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente, três itinerários serão oferecidos aos congressistas: um histórico, um arquitetónico e um outro ambiental.
 
A Sociedade Martins Sarmento – SMS, instituição cultural de utilidade pública detentora de espaços museológicos e culturais em Guimarães e em Briteiros, possibilita aos congressistas, devidamente identificados, a entrada gratuita nos seus espaços museológicos, durante o tempo do congresso, nos horários habituais. Principais espaços geridos pela SMS: Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães; Citânia de Briteiros e Museu da Cultura Castreja, em Briteiros. 
 
O Congresso terá ainda à disposição de todos os interessados uma Feira do Livro, com obras do Instituto Piaget, da Editora Paulus, da Editora Paulinas e do catálogo IEAC-GO. 
 
O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização - IEAC-GO é uma associação sem fins lucrativos de âmbito internacional, que atua no âmbito da investigação superior e da promoção da cultura em todas as geografias humanas e do saber.
 
Congresso “A Morte: Leituras da Humana Condição” convida para programa cultural diversificado