É notícia
Congresso Morte: Cantar a horror da morte com a beleza do flamenco

Partilhar notícia:

Victoria Cava, cantora profissional de flamenco, formada pela Universidade de Murcia, proferirá, numa das sessões semiplenárias do I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”, a conferência “Las Coplas Flamencas y su expresión en contexto de muerte: experiencia transformadora”. 

Numa alusão à comunicação que apresentará, ao início da tarde do dia 23, Victoria Cava antecipa que: "la muerte se hace poesía en el Flamenco gracias a la utilización de sus trágicas letras junto a las tonalidades menores y al sentimiento y quejío desgarrador del cante que recrea perfectamente el estado anímico de profunda tristeza y dolor ante el fallecimiento”.

“A pesar del horror de la muerte, todo es cantado y expresado con una belleza sublime.", refere.

 

A morte entendida sob o ponto de vista artístico estará ainda em destaque em outros momentos do Congresso, nomeadamente, e entre outros, no painel da tarde do dia 22. António Laginha, da Universidade Aberta, apresentará a sua reflexão sobre “A dimensão artística da morte no universo do bailado romântico”;  Zuelma Chaves, da Universidade Nova de Lisboa, abordará o tema “A música nos ritos de morte em Portugal da Idade Média ao Período Moderno: o Ofício de Defuntos nas fontes musicadas” e, de Leiria, Raquel Gomes e David Ramy, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, apresentarão  o projeto  “Aqui contigo: O som como último colo”.

O I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”, tem lugar entre 21 a 24 de fevereiro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

É objetivo desta iniciativa - uma organização do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) - reunir as diversas ciências e as organizações que trabalham mais de perto com esta realidade e afins, para abordarem a temática com rigor científico.

Antropologia, Artes, Ciberespaço, Ciências da Educação, Ciências da Religião, Ciências da Saúde, Comunicação, Direito, Economia, Ecologia, Filosofia, História, Militar, Política, Psicologia, Sociologia, Teologia, Urbanismo são as áreas temáticas do Congresso Internacional.

 

Oeiras, 19 de fevereiro de 2019

 

 

Oeiras, 19 de Fevereiro de 2019

Congresso Morte: Cantar a horror da morte com a beleza do flamenco