A 19 de janeiro de 2017, a empresa CS – Coelho da Silva SA celebrou 90 anos de atividade. A data foi vivida em ambiente familiar, com um momento de convívio, no qual participaram a Administração e os colaboradores.
Longe vai o ano de 1927 quando a empresa Coelho da Silva foi fundada em Albergaria, Juncal, Porto de Mós, por José Coelho da Silva, destinada ao fabrico, então artesanal, da telha de canudo. O alvará data precisamente de 19 de janeiro.
Ao longo dos 90 anos, a empresa expandiu-se em termos de produtos, serviços e mercados, mas mantém-se especializada no fabrico de telha e de acessórios para coberturas e fachadas.
“São décadas de aperfeiçoamento do ofício e do estado da arte. São décadas de uma liderança a acreditar no potencial do negócio e a valorizar o desenvolvimento de uma cultura de qualidade e de bem-fazer, passada diariamente a quem trabalha, no sentido de se continuar a crescer, melhor e mais forte”, sublinha José Coelho, neto do fundador e atual presidente do Conselho de Administração da CS – Coelho da Silva.
A empresa mantém-se uma marca com capital e investimento 100% portugueses, líder no mercado e com forte representatividade internacional, em mais de três dezenas de países.
A expansão externa foi de tal modo determinante no dia-a-dia da empresa que influenciou a alteração do seu próprio nome, em 2005. Porque “Coelho da Silva” era difícil de pronunciar fora de Portugal, a empresa passa a designar-se com as iniciais CS.
A comemoração dos 90 anos iniciou-se com os Parabéns à CS e com o apagar das 90 velas do bolo. Incluiu, além do convívio e confraternização durante a tarde, a exibição de um filme inédito, que relata a história e os principais momentos e investimentos da empresa.
O vídeo institucional pretende também homenagear o grupo de trabalho. Sobretudo agradecer, nas palavras de José Coelho, “uma imensa dedicação e empenho com reflexos na comunidade, numa família e nos mais de 250 colaboradores que vestem a camisola da CS todos os dias”.
No vídeo, um grupo de colaboradores, de diversos sectores, exprime com uma palavra o que a CS representa para cada um: inovação, família, crescimento, ânimo, sucesso, inspiração e futuro são alguns dos termos usados para descrever a empresa.
A história da CS confunde-se com a da família Coelho da Silva. As diversas gerações mantém-se ligadas ao projeto e a empresa prossegue a sua atividade como empresa familiar, com capitais inteiramente familiares, tal como na génese.
Recorde-se que o percurso empresarial da família e o trabalho desenvolvido pelos colaboradores não passou despercebido e, em 1994, João Lopes Coelho da Silva, filho do fundador, é condecorado pela Presidência da República. Recebe o grau de Comendador da Ordem de Mérito Industrial, destinado a distinguir aqueles que prestaram serviços notáveis na valorização da indústria portuguesa e da comunidade local.
A CS – Coelho da Silva possui atualmente cinco unidades fabris em laboração, todas construídas na vizinhança da primeira, a Fábrica 1. A área total das cinco fábricas CS totaliza 350.000 m2, dos quais 68.000 m2 são área coberta.
A Fábrica 5 foi finalizada em 2012. É dedicada ao fabrico dos produtos de gama Premium, com processos tecnológicos de ponta e opções pela flexibilidade e poupança de custos energéticos.
Para os próximos 90 anos, a cultura da empresa continuará a assentar em seis pilares fundamentais: o valor humano, a preocupação ambiental, a inovação e Know how, a responsabilidade social e a criação de valor.
Albergaria, Juncal, 20 de janeiro de 2017