“DarApoio” foi a designação escolhida para o projeto de prestação de serviços à população idosa dos concelhos de Ourém, Batalha e Leiria, iniciativa profissional de Rita Oliveira, natural de Fátima, a residir em Pia do Urso, S. Mamede/Batalha, com formação e experiência em Geriatria e Animação Sócio-Cultural.
“Pretendo que o meu projeto tenha visibilidade para colaborar com as famílias, fazendo-as sentir que não estão sozinhas no cuidado dos seus familiares mais idosos”, explica Rita Oliveira.
“DarApoio” presta serviços em diferentes dimensões, nomeadamente, acompanhamento a consultas ou a exames médicos; compras (minimercado, farmácia, roupa, …); sessões de desenvolvimento cognitivo; organização de eventos e passeios e projetos de animação sócio-cultural.
Além dos serviços às famílias, “DarApoio” também colabora com lares e centros de dia, destacando-se neste campo as ações de animação e a organização de eventos e passeios.
Em termos de ação solidária, Rita Oliveira é a coordenadora do grupo informal pluridisciplinar de voluntariado “Movimento e Cor depois dos 65”, que tem como principal atividade a organização de um convívio anual destinado em exclusivo à população idosa.
A terceira edição do Convívio Movimento e Cor, realizada no final de setembro, juntou em Moita Redonda/Fátima cerca de 250 utentes de mais de uma dezena de instituições que trabalham com idosos em Ourém, Fátima e Leiria.
24 de outubro de 2018