“Quero estar apenas nas mãos Daquele que me chamou” (Pe. Joaquim Ventura)
O ano de 2022 está a ser de festa para a Fundação Arca da Aliança. A instituição de Fátima celebra este ano 25 anos de existência e o seu fundador, o padre Joaquim Rodrigues Ventura, acaba de celebrar 70 anos de sacerdócio. A juntar-se à recente homenagem ao sacerdote, está para breve a inauguração de uma exposição sobre a instituição.
A missa e a festa de homenagem ao padre Joaquim Ventura tiveram lugar esta quarta-feira, 20 de julho, na sede da Fundação Arca da Aliança, em Fátima. O sacerdote pediu e foi cumprido: pediu uma festa singela, simples, em ambiente familiar e de amizade. Na homilia da missa de ação de graças a que presidiu, agradeceu aos presentes o momento ali vivido e a Deus o caminho que pôde empreender ao serviço da Igreja e da comunidade durante os seus 70 anos de sacerdócio. Agradeceu também a presença de monsenhor Luciano Guerra, do padre José Augusto Leitão e do padre BenevenutoMorgado, que com ele concelebraram a celebração eucarística.
A Fundação Arca da Aliança, que nas palavras do seu fundador “é um projeto sempre em aberto e nunca acabado, onde cabem todas as situações humanas que reclamam especiais cuidados de assistência, desde a idade infantil à idade proveta”, integra atualmente duas vertentes principais: a de ERPI - Estrutura Residencial para Pessoas Idosas lar de idosos, com o Solar das Bem-Aventuranças; e a de Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens em Risco, com o LIJ - Lar de Infância e Juventude.
O Solar das Bem-Aventuranças tem capacidade para 74 idosos, ali recebidos em regime de lar e em moradias assistidas. O LIJ é totalmente direcionado para o acolhimento a meninos e jovens rapazes com caraterísticas especiais de natureza social e familiar, acolhidos em ambiente de proximidade familiar, com o objetivo de garantir o seu desenvolvimento físico, espiritual e emocional.
Exposição “Existir para Servir” será inaugurada em agosto
Com inauguração marcada para 5 de agosto – o programa será entretanto anunciado, a exposição “Existir para Servir” estará patente ao público no Posto de Turismo de Fátima, na Cova da Iria, entre 5 de agosto e 16 de outubro. Com o título que serve de lema à instituição , “Existir para Servir”, a mostra será alusiva aos 25 anos da Fundação Arca da Aliança e apresentar-se-á como um percurso de memória pelos principais momentos e sectores principais que definem a missão da instituição: o sócio-caritativo, o da arte e da educação e o da cultura e da espiritualidade.
Padre Joaquim Rodrigues Ventura
Natural do Juncal, concelho de Porto de Mós, o padre Joaquim Ventura celebrou a 20 de julho os seus 70 anos de sacerdócio (1952). Entre outras funções que desempenhou para a Igreja e na comunidade, prestou serviço no Santuário de Fátima até março de 1953, data em que foi nomeado primeiro pároco da recém-criada freguesia da Atouguia, no concelho de Ourém. Entre setembro 1959 e outubro de 1962 serviu como capelão a recém-criada Base Aérea N.º 5, em Monte Real. Depois de um tempo de formação em Paris e em Roma, vem para Fátima para dar continuidade e dimensão ao projeto iniciado pelo então pároco de Fátima, padre Manuel Henriques, o Colégio de São Miguel, do qual foi diretor durante várias décadas, de 1966 a 2012. É o fundador da Fundação Arca da Aliança, instituída formalmente a 3 de dezembro de 1997, com outorgação do estatuto de Utilidade Pública em dezembro de 1999 e de IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social em maio de 2004.
Contactos da Fundação: http://www.fundacaoarcadaalianca.org/ @fArcaAlianca
Créditos das Imagens: Fotografia - Fernanda Frazão | Cartaz - Município de Ourém
Artigo em PDF