Obra encomendada pelo Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições, FÁTIMA, O DIA EM QUE O SOL BAILOU, sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, entre 27 e 30 de abril.
A direção artística do espectáculo cabe à Vortice Dance Company. Os coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço pretendem que a apresentação em Lisboa "seja um sucesso na divulgação da mensagem de Fátima. Este é um espectáculo multidisciplinar único, com uma linguagem artística inovadora que funde diversas artes de forma a reflectir a intemporalidade da mensagem de Nossa Senhora em Fátima: uma mensagem de Esperança, Oração e Luz”.
Aquando da apresentação do espectáculo em Fátima, o padre Vítor Coutinho, vice-reitor e coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima, deixou o seu elogio à Vortice Dance Company, que qualificou de uma companhia de dança "com qualidade reconhecida a nível internacional” e que “procura traduzir, através de diversas artes performativas, aquilo que é o núcleo da mensagem de Fátima”, recorrendo às “categorias culturais que as pessoas têm para lerem essa mensagem”.
Na sua página oficial da Internet, o Santuário de Fátima sublinha alguns elementos-chave do espectáculo: "O luminoso quadro da Senhora a apontar o terço como instrumento para a paz no mundo, o dramático quadro do inferno como horizonte da autorreferência humana, o quadro belo e desafiante do Coração sem mancha, que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos".
Vortice Dance Company
O trabalho da Vortice Dance Company, que este ano cumpre 16 anos, tem sido marcado por uma intensa atividade no estrangeiro. O seu trabalho foi reconhecido e premiado internacionalmente, entre outros, pela UNESCO com o Helsinky Grand Prix of Choreography; pelo Príncipe Takamado, no Japão; pela bailarina Maya Plisetskaya; pelo presidente da República Finlandesa Tarja Halonen. Na Ópera de Riga recebeu o Prémio de Reconhecimento Artístico IBBF.
Das suas colaborações internacionais destacam-se a Inauguração da Gare do TGV de Liége, obra do arquitecto Santiago Calatrava, numa produção Franco Dragone, com o espectáculo "Guillemins, Une Gare a Vous"; a participação no Festival George Enescu com duas produções na Ópera da Roménia; o espectáculo televisivo "Star of Ciences" para a Qatar Foundation, em Doha; e, mais recentemente, a direcção artística do projecto "Beatles na Favela", uma colaboração com a ONG brasileira Afroreggae e com a Branco Produções.