É notícia
“Fátima, o dia em que o Sol bailou” no Tivoli BBVA até final de abril

Partilhar notícia:

“Fátima, o dia em que o Sol bailou” estreou esta quinta-feira, 27 de abril, em Lisboa.

A obra, encomendada pelo Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições, sobe de novo ao palco do Teatro Tivoli BBVA esta noite de Sexta-feira e amanhã, Sábado, às 21:30.

Para Sábado e Domingo estão ainda agendadas duas novas sessões, às 16:30.

“É um espectáculo de dança mas multidisciplinar, que parte da nossa essência enquanto artistas residentes em Fátima. Quisemos criar algo muito genuíno, muito emotivo e que transmita a mensagem de Fátima de uma forma muito directa, ainda que abstracta, porque a dança não é familiar a qualquer pessoa. O produto final mostra a universalidade da mensagem de Fátima", referem os directores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, que assinam este trabalho da Vortice Dance Company.

“Fátima, o dia em que o Sol bailou” evoca as aparições de Fátima, em 1917, por meio de um conjunto de disciplinas artísticas como o Vídeo, Vídeo Mapping, a Cenografia 3D e o Canto, sempre tendo como pano de fundo a Dança Contemporânea.

Em palco, 28 elementos de diferentes nacionalidades acabam por também ser espelho da própria universalidade da mensagem de Fátima.

O espectáculo flui num contínuo onde são sublinhados alguns elementos-chave dos acontecimentos de Fátima, nomeadamente, entre outros, as próprias aparições na Cova da Iria, a visão do Inferno, a morte da Jacinta, a consagração ao Imaculado Coração de Maria e a coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima com a coroa criada com o ouro oferecido pelas mulheres de Portugal.

O anúncio da Terceira Parte do Segredo, em Maio de 2000 pelo Cardeal Angelo Sodano, e a acção da vidente Lúcia, com a sua ação e os seus escritos a contribuírem também para a expansão da Mensagem de Fátima, são dois outros momentos do espectáculo.

Lisboa, 28 de abril de 2017

 

“Fátima, o dia em que o Sol bailou” no Tivoli BBVA até final de abril “Fátima, o dia em que o Sol bailou” no Tivoli BBVA até final de abril