No contexto do CSI* – Concurso Internacional de Saltos de Obstáculos promovido e organizado pela empresa Green Horse para os dias 22 a 24 de abril, a Golegã acolhe o 1.º Festival de Street Food On Tour 2016. Ambas as iniciativas decorrem no Hippos – Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres da Golegã.
Para Eduardo Oliveira, diretor-geral da Green Horse, “a realização em simultâneo do CSI* e do 1.º Festival do Street Food on Tour, aos quais se junta o Test Drive da Maserati e, no dia 22, o concerto de José Cid - Voz & Piano, acaba por valorizar a experiência de quem escolhe vir à Golegã nestes dias, já que aqui encontrará um programa com várias propostas diferentes, todas interessantes”.
Maria João Botas, detentora da marca “Miss Vinagretta” e organizadora do Street Food on Tour, revela, em jeito de antecipação, o que será o 1.º Festival de Street Food On Tour 2016: “Com o enorme sucesso alcançado com o Caldas Street Food Festival – 1ª Edição, decidi criar um Tour de festivais de Street Food pelo nosso País. Este será o maior Tour do género alguma vez realizado. Pretende movimentar e dinamizar todo o País com eventos de comida de rua de qualidade. Pretende-se ajudar a promover músicos e artesãos que farão sempre parte destes festivais”.
“Foi a convite de Eduardo Oliveira que me juntei a este que é um dos maiores eventos de cavalos realizados em Portugal. Será sem dúvida um sucesso! José Cid animará o evento no dia 22 de abril e nos restantes dias teremos Jessica Cipriano e Inês Guerreiro, duas grandes vozes de Portugal, ambas participantes em programas televisivos bem conhecidos de todos nós: The Voice e Academia das Estrelas”, afirma Maria João Botas.
Até ao presente momento, estão inscritos no 1.º Festival do Street Food on Tour 2016 os seguintes projetos de restauração e gastronomia: Pão com Segredos, Maria Limão, Hot Dog House, D´carne e Flesh & Soul.
Um dos objetivos da ação visa também por fim às ideias preconcebidas de que a Street Food – Comida de Rua – não é saudável. “Felizmente o público em geral já se apercebe que se podem degustar comidas de topo neste tipo de veículos e festivais. A comida saudável é também uma vertente em grande crescimento e que tem todos os dias, mais adeptos. As exigências para se aderir a um negócio deste género são cada vez maiores, fazendo da qualidade a característica principal. Para funcionarem, estes veículos são obrigados a ter uma série de seguros e licenças”, explica Maria João Botas.
A Kiosque Street Food é uma marca da Verso Move que apoia o Street Food On Tour 2016. Criada em 2011, foi pioneira no mercado nacional no conceito de negócio de rua em veículos Piaggio. Atualmente está em mercados como Portugal Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Brasil e Angola. Além dasPiaggios, a Kiosque Street Food, transforma o típico Pão de forma, Bikes Rollers, VW, entre outros veículos.
Em 2015, Maria João Botas recebeu o primeiro prémio no Concurso de Empreendedorismo Oeste Portugal, desenvolvido pela Rede Oeste Empreendedor (ROE), com o seu projeto “Miss Vinagretta”, que pode ser definido como de restauração móvel, num veículo preparado para cozinhar comida de rua, “saudável, de qualidade e equilibrada”.
A empresa Mendes Gonçalves, sedeada na Golegã, fabricante e representante da marca de temperos Paladin, patrocina o 1.º Festival do Street Food On Tour 2016.
Recorde-se que, em simultâneo ao Campeonato Internacional de Saltos, na Golegã, de 22 a 24 de abril, realiza-se, na noite de 22 de abril, o concerto José Cid – Voz & Piano, e durante os três dias, além do 1.º Street Food On Tour2016, terá lugar o Test Drive da Maserati.
As entradas para o CSI* e para o 1º Festival Street Food On Tour são grátis.
Março de 2016