O êxito do CSI* Lezírias – Concurso Internacional de Saltos de Obstáculos, realizado nos últimos dias 17,18 e 19 de junho, no Monte do Braço de Prata, em Porto Alto – levou ao agendamento de um nova edição para daqui a um mês. Green Horse e Companhia das Lezírias acordaram a realização de um novo CSI* no final de julho, nos dias 29, 30 e 31.
A Green Horse soma assim mais um concurso ao agendamento inicialmente anunciado para a temporada de 2016. “Os cavaleiros gostaram do lugar e do decorrer do concurso internacional, que foi muito bem disputado. Tivemos connosco 185 conjuntos (cavalo e cavaleiro). Considero que esta primeira edição correu muito bem, por isso vamos realizar um novo concurso internacional de saltos de obstáculos em final de junho”, resume Eduardo Oliveira, diretor-geral da Green Horse, empresa promotora de eventos hípicos.
Após oito anos de interregno, as Lezírias voltaram assim a acolher a realização de um CSI. Nas provas realizadas por estes dias participaram cavaleiros vindos de Portugal, Espanha e Brasil. “Tive oportunidade de perguntar aos cavaleiros como é que se tinham dado aqui na Companhia [das Lezírias] durante este concurso – para nós é importante ter a opinião das pessoas – e a avaliação foi muito positiva; mostraram-se muito satisfeitos, disseram-me que temos todas as condições para realizarmos provas desta qualidade”, referiu António Saraiva, presidente da Companhia das Lezírias, que sublinhou ainda que os benefícios e melhoramentos efetuados no local são garantia “de um enquadramento muito interessante para a realização deste tipo de concursos”. As provas iniciaram na manhã de sexta-feira e terminaram ao final da tarde de domingo.
Culminaram com a disputa do Grande Prémio Companhia das Lezírias, por 30 conjuntos. António Matos de Almeida, campeão nacional de saltos de obstáculos, com Epicor da Gandarinha, alcançou o primeiro lugar. Francisca Vaz Guedes ficou em segundo, com L B Caillou, e António Frutuoso de Melo, com Chassana, em terceiro. O troféu foi entregue pelo presidente da Companhia das Lezírias. O Pequeno Grande Prémio foi disputado ao final da tarde de sábado.
Foi ganho por Martim Portela de Morais, com Cilgen. Os restantes resultados de todas as provas podem ser consultados na página oficial da Green Horse na Internet. Antes do início do Grande Prémio fez-se um minuto de silêncio em memória e homenagem a Pedro Faria, recentemente falecido. Pedro Faria integrou o grupo de trabalho da Green Horse como chefe de pista. Além do CSI*, outras atrações chamaram a atenção do público e dos cavaleiros. Nos três dias, esteve presente, pela segunda vez num evento da Green Horse, o projeto Street Food on Tour, que percorre o país com várias propostas de comida de rua. Maria João Botias, coordenadora do projeto, tece um balanço muito positivo da vinda às Lezírias: “Os cavaleiros sem dúvida que estão contentes com a nossa presença, pedem-nos para estarmos presentes em outros eventos hípicos onde vão. Da nossa parte, estamos abertos a continuar a mostrar a variedade, qualidade e apresentação dos nossos produtos, aliada à simpatia que carateriza o atendimento ao público”. Na noite de sábado, em ecrã gigante, foi possível assistir em direto ao jogo Portugal-Áustria. 20 de junho de 2016