O Grupo de Trabalho Inter-Religioso para as questões da Saúde (GTIR/Saúde), que reúne representantes de mais de uma dezena de comunidades religiosas, promove uma conferência sobre a eutanásia no próximo dia 16 de maio, quarta-feira, na Academia das Ciências de Lisboa, com início às 15:30.
“Na Fragilidade e no Terminar da Vida Humana - Cuidar e Acompanhar até ao fim, com Compaixão” é o lema desta conferência inter-religiosa que pretende contribuir para a reflexão que decorre na sociedade portuguesa sobre uma matéria singular que envolve áreas tão diferentes como a Antropologia, a Ética, o Direito, a Medicina e a Religião, entre outras.
No final da conferência, cujo programa e interlocutores são anunciados abaixo, está prevista a leitura e assinatura de uma declaração conjunta sobre a morte assistida, que o GTIR/Saúde tem a intenção de fazer chegar ao Presidente da República e ao Presidente da Assembleia da República.
Recorde-se que o Grupo de Trabalho Inter-religioso para as questões da Saúde surge na sequência da aprovação pelo Estado Português do Decreto-Lei 253/2009 de 23 de Setembro, que reconhece o direito dos doentes internados em estabelecimentos de saúde do Sistema Nacional de Saúde a serem assistidos espiritual e religiosamente por membros das suas comunidades religiosas de pertença, universalizando este direito. O Grupo de Trabalho Religiões | Saúde, como é chamado, tem como objetivo acompanhar o processo de aplicação da nova regulamentação.
De entre várias outras iniciativas e atividades desenvolvidas após a sua constituição, destaque-se que o GTIR/Saúde tem vindo a trabalhar uma declaração conjunta sobre a morte assistida, “com o objetivo de contribuir, a partir da sua presença nos hospitais, onde morre a grande maioria dos portugueses, no debate em curso em torno da eutanásia e do suicídio assistido”.
Conferência de 16 de maio na Academia das Ciências
Programa
15.30h 1. Abertura
15.45h 2. Painel
Intervenção das Religiões no debate sobre a Eutanásia, um contributo necessário
Fernando Loja e José Nuno Ferreira da Silva
16.30h Intervalo
16.45h 3. Conferência
Uma reflexão sobre a eutanásia e o suicídio assistido
Prof. Doutor Walter Osswald
17.15h 4. Painel
A vida e a morte no pensamento de diferentes Tradições Religiosas
Grupo de Trabalho Religiões | Saúde
18h 5. Leitura e assinatura da Declaração
Leitura da Declaração – Fernando Sampaio, Coordenador do GTIR
Intervenientes:
Fernando Loja, jurista, vice-presidente da Comissão da Liberdade Religiosa | Presidente da Convenção Baptista Portuguesa, organismo integrante da Aliança Evangélica: a liberdade das Religiões para intervir no espaço público, nomeadamente nas questões do foro bioético.
José Nuno Ferreira da Silva, porta-voz do Grupo de Trabalho Inter-religioso para a Saúde | ex-Coordenador nacional das Capelanias hospitalares (18 anos capelão do hospital de São João – especialização académica nas questões da morte e o morrer).
Walter Osswald, Médico, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto | detentor da Cátedra UNESCO de Bioética; especialista e investigador em Bioética: a reflexão sobre a eutanásia e o suicídio assistido a partir da bioética.
10 de maio de 2018