É notícia
«Inteligência Artificial em Conflitos Internacionais» em conferência, em Lisboa

Partilhar notícia:

A 27 de novembro, com início às 21h30, em Lisboa, realiza-se uma nova conferência, a penúltima, do ciclo temático Inteligência Artificial - Oportunidades e Desafios, uma iniciativa organizada em conjunto pela Associação dos Juristas Catóilicos e pela Capela do Rato, onde as conferências têm lugar.

Desta vez é proposta uma reflexão sobre o tema Inteligência Artificial em Conflitos Internacionais, pelo padre Afonso Seixas Nunes, sj, uma vez que a sua área de investigação tem sempre versado a legitimidade internacional de novas tecnologias de guerra e mais recentemente a problemática dos sistemas automáticos/autónomos armados.

Afonso Seixas-Nunes, SJ, natural do Porto, entrou na Companhia de Jesus em 1998 e é padre Jesuíta desde 2010. É licenciado em Direito pela UCP - Porto. Licenciou-se posteriormente em Filosofia (UCP-Braga. Prémio Vitorino de Sousa Alves) e em Teologia (Università Gregoriana – Roma). É Mestre em Direito pela London School of Economics and Political Science (LSE), U.K; em Janeiro de 2019, defendeu provas de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Essex, UK, com o tema ‘The Legitimacy and Accountability for the Deployment of Autonomous Weapon Systems on the Battlefiled’.

Em 2019, foi admitido como investigador no Instituto de Ética, Direito e Conflitos Armados (ELAC) da Universidade de Oxford (UK) sob a orientação do Prof. Doutor Dapo Akande. Em Maio de 2019 adquiriu a posição de PostDoctoral Research Fellow no ELAC, Junior Resarch Fellow the Campion Hall, Tutor do Exeter College Summer Program. Desde 2021 é Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Saint Louis (EUA) e colaborador da Taylor Geospatial-Intelligence Institute.



«Inteligência Artificial em Conflitos Internacionais» em conferência, em Lisboa «Inteligência Artificial em Conflitos Internacionais» em conferência, em Lisboa