É notícia
IWRT afirmam-se na décima edição como evento em crescimento

Partilhar notícia:

Ao final da tarde de hoje termina em Fátima a primeira parte do programa dos  Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), este ano a celebrar o décimo aniversário e a afirmarem-se um dos eventos maiores na promoção internacional do turismo religioso.

A retomar o formato presencial após a realização online da edição de 2021, os IWRT voltaram a juntar em Fátima participantes de todo o mundo, este ano de 47 países. “Queremos que este Workshop seja referência mundial para o trade do turismo religioso, que seja um efetivo acelerador da recuperação turística pós-pandemia”, referiu Purificação Reis nasessão solene e comemorativa do X IWRT, realizada ontem no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima.

Hoje, a finalizar o segundo dia de trabalhos, Purificação Reis faz “um balanço extremamente positivo desta décima edição, pela adesão cada vez maior de pessoas e pelo carinho e agradecimentos que recebemos dos participantes, que partilham connosco a alegria de estar em Fátima. Esta décima edição foi uma festa, não só pelo décimo aniversário, mas também pelo reencontro”.

Na sessão solene inaugural a presidente da ACISO já tinha manifestado ela própria a sua satisfação por os IWRT regressarem ao formato presencial: “Fiel aos seus objetivos iniciais, mas incorporando novos desafios, o IWRT foi-se reinventando tendo inclusivamente passado pelo formato digital em 2021. Correu bem, foi um desafio superado, mas a motivação para nos voltarmos a encontrar presencialmente manteve-se inalterada”.

Em termos estatísticos, os X IWRT contaram com a participação de 122 hosted buyers, 123 suppliers e 41 expositores de diversas entidades e empresas nacionais e internacionais das áreas do Turismo. Participaram na sessão e conferência inaugural realizadas no Centro Pastoral de Paulo VI durante a manhã do primeiro dia 500 pessoas (incluindo as atrás referidas). Durante a tarde de ontem e todo o dia de hoje, numa tenda instalada no parque junto do Centro Pastoral de Paulo VI, tiveram lugar as reuniões profissionais, num total de 4.420 reuniões pré-agendadas, e as visitas aos espaços de exposição.

Na presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que de novo voltou a honrar o evento com a sua presença,e das várias entidades parceiras e colaboradoras, Purificação Reis agradeceu. “Desde o início que os Workshop Internacional de Turismo Religioso se assumiu como um projeto realizado em rede, em parceria. Um projeto congregador do envolvimento de várias entidades às quais expresso o agradecimento da ACISO: Santuário de Fátima; Câmara Municipal de Ourém; Câmara Municipal da Guarda; Turismo de Portugal; ERTCentro Portugal; ARTCentro Portugal; ARPT Porto e Norte; ARPT Alentejo; Turismo de Lisboa; TAP; CCDR Centro; Politécnico de Leiria; Escola de Hotelaria de Fátima; hotéis, restaurantes, e outras empresas”.

“O Papa vem” (D. Américo Aguiar)

A apontar para a Jornada Mundial da JuventudeLisboa 2023, que decorrerá em agosto do próximo ano com sede em Lisboa e atividades em todo o país, a organização dos X IWRT, referiu Purificação Reis, quis também trazer este evento católico internacional para a edição deste ano, com a presença do bispo que preside à Fundação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, na conferência inaugural, e também com um expositor no espaço de exposição.

“A realização deste IWRT presencial assume, também por esse motivo, uma maior relevância e importância. Criámos condições para reunir o trade do setor do Turismo Religioso e para dar a conhecer os fantásticos recursos turísticos aqui existentes. A concretização da operação turística é convosco!”, disse Purificação Reis, que assegurou que “o setor está preparado e qualificado para bem receber. Está ainda empenhado em se assumir como um setor dinâmico e responsável que promova o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, do território e do património cultural”.

Na apresentação da JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar garantiu: “Não se preocupem, o Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, ele vem. (…) O Papa vai estar em Fátima mas não sabemos se antes, se durante, se depois da Jornada Mundial da Juventude)”.

Em termos institucionais, o também bispo auxiliar de Lisboa vincou que a organização da JMJ Lisboa 2023 não tem acordo ou ligação especial ou exclusiva com nenhum operador turístico no mundo. Dada a amplitude e grandeza do evento, “todos devem sentir-se dentro e sentir-se oficiais e parceiros”.

O programa dos IWRT continua amanhã na cidade da Guarda com alguns dos participantes neste evento internacional. Além das visitas turísticas ali serão também estabelecidos contactos profissionais.

Nossa Senhora de Fátima oferecida ao Santuário de Fátima

Especialmente por coincidirem com o décimo aniversário, os IWRT deste ano assumiram um tom de festa e a sessão solene de abertura foi o ponto de partida para vários momentos comemorativos, a começar pelo da oferta pela Organização do evento ao Santuário de Fátima de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

“Nos tempos conturbados que vivemos esta mensagem de paz e amor assume particular importância. Foi por esse motivo que decidimos assinalar o 10º aniversário dos IWRT com uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima coberta com um Manto de Esperança”, explicou Purificação Reis, que pediu para, simbolicamente, a entrega da imagem ao Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, ser feita pela Secretária de Estado, Rita Marques, na presença do Vice-Presidente da Câmara de Ourém, Natálio Reis.

A imagem foi produzida em Fátima e oferecida por uma das fábricas de estatuária religiosa locais, a Pereira, Silva & Reis, Lda.  O manto, em burel, foi produzido e oferecido pela Burel Factory, sedeada em Manteigas. No manto foram bordadas pombas, símbolo dos IWRT e da Paz, com as bandeiras dos países participantes nos IWRT, também a mostrar a dimensão internacional deste evento. “Este manto especial, a que demos o nome de Manto de Esperança simboliza a esperança num mundo melhor a esperança de um mundo onde reine a Paz e o Amor”.

Fátima, 24 Junho de 2022

No facebook em @IWRTFATIMA

Fotos: IWRT

 

IWRT afirmam-se na décima edição como evento em crescimento IWRT afirmam-se na décima edição como evento em crescimento