Iniciativa de formação, informação, estudo e debate sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, o Congresso Internacional Vertentes e Desafios da Segurança (VDS) realiza-se em 2019 entre 24 e 26 de Outubro e, pela nona vez consecutiva, na cidade de Leiria.
A última edição, em Outubro de 2018, teve o maior número de participantes de sempre, num total de 683, de seis diferentes países.
As inscrições para a edição deste ano continuam a decorrer; neste momento são mais de quatrocentos os inscritos, com alguns dos mini-cursos já esgotados.
O programa inclui, na tarde do dia 25, a assinatura de dois protocolos de colaboração entre a Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS), entidade organizadora do VDS, e a Asociación Española de Prevención en el Ámbito Policial (AEPREPOL) e o Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), de Cabo Verde.
De formato teórico-prático e de âmbito internacional, o IX VDS conta, de novo, com a parceria da Câmara Municipal de Leiria, entre vários outros apoios, patrocínios e colaborações de diversas entidades e empresas. À semelhança do ano anterior, o congresso decorre no Estádio municipal Magalhães Pessoa.
O primeiro e último dia do VDS 2019, a 24 e 26 de Outubro, na Ala Poente do Estádio Municipal, serão dedicados à realização de Mini-Cursos de formação, de quatro, oito ou dezasseis horas de duração, em áreas tão diversas como, entre outras, Amianto, Acidentes de Trabalho, Agentes Biológicos, Consignação de Equipamentos, Espaços Confinados, Inteligência Emocional aplicada à Segurança e Saúde no Trabalho, Ruído Laboral, Coordenação de Segurança em Obra, Primeiros-Socorros e Suporte Básico de Vida, Coaching e Motivação - Estratégia para os Técnicos de Segurança, Factores Humanos na SST.
A 25 de Outubro, na Galeria de Eventos do Estádio Municipal, têm lugar a sessão oficial de abertura, vários painéis temáticos, que podem ser consultados na página oficial na Internet http://www.vdseg.pt/, e os momentos protocolares.
As inscrições, em diferentes modalidades, e a submissão de trabalhos científicos, devem ser efetuadas online, na mesma página oficial na Internet.
Siga o VDS também pelo Facebook!