Lisboa, Abril de 2017: Maria João Bahia, reconhecida Joalheira Portuguesa, acaba de apresentar a sua mais recente coleção de Joias, denominada Celebrar Fátima. Criada a propósito do Centenário das Aparições de Fátima, que se comemora este ano, a coleção é composta por 13 peças, numa alusão ao dia das aparições, com séries limitadas e numeradas. Todas as peças tem uma forte componente conceptual, fruto da interpretação que a artista faz das Aparições aos Pastorinhos em Fátima.
A formação católica de Maria João Bahia esteve sempre presente no seu percurso profissional. Aquando da visita do Papa Bento XVI, em 2010 e a convite do Patriarcado de Lisboa, criou “O Relicário S. Vicente”. Agora e por ocasião da comemoração do centenário das aparições, a joalheira criou duas novas peças que mereceram a chancela oficial do Santuário de Fátima, o Resplendor Symballein e o Terço coração de Maria. Paralelamente, e seguindo as mesmas inspirações a autora criou outras peças disponíveis também a partir de agora em ouro ou em prata.
«Nestas joias, objeto de oração, representei aquilo que nos identifica como cristãos, mas também o que, como seres humanos, todos almejamos: AMOR entre nós e com Deus», afirma a artista a propósito da coleção agora apresentada.
A nova coleção pode ser vista e adquirida no seu espaço na Avenida da Liberdade, 102 em Lisboa, e também no site
www.celebrarfatima.pt que foi hoje apresentado ao público.
Coleção Celebrar Fátima quer perpetuar o Centenário das Aparições em Fátima
O
Resplendor Symbllein é a peça maior desta coleção, que pretende homenagear a vinda de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal. Tem como fio condutor o tema da “agregação”, a artista considera esta a palavra-chave da atualidade, num mundo marcado pelas sucessivas e rápidas mudanças a nível social, económico e religioso. A peça assenta num cálice de cristal com terra de Fátima no seu interior. Na parte superior está uma base de prata que suporta uma vela branca, símbolo de vida, símbolo de Luz.
A Cruz Symbllein é a peça mais trabalhada e que se destaca naturalmente neste conjunto. Feita em chapas de prata irregulares, simboliza a humanidade com todas as suas diferenças. As três perolas na parte inferior da cruz representam os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. Os fragmentos estão soldados em forma de cruz representando que na unidade, na agregação, existe uma maior proximidade com Deus.
No centro da cruz temos uma folha de azinheira, que representa a árvore onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em Fátima em 1917. Por sua vez, a união ou congregação “Symballein”, com a folha de azinheira rodeada por pequenos granitos de prata, todos irregulares, simbolizam o Homem na sua procura pela perfeição. Cada uma destas chapas de prata está gravada com símbolos diferentes.
Terço da Coração de Maria – Centenário de Fátima Esta peça é propositadamente marcada pela forte carga emocional que a joalheira coloca no terço que concebeu, fruto da sua interpretação de Fátima. As contas das Ave-Maria que fazem o terço são todas diferentes e, ao mesmo tempo, todas iguais. As suas cores e formas significam a humanidade, com as imperfeições e perfeições. As três madrepérolas, pelo mistério da cor, da luz e do opaco, representam os Três Pastorinhos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta.
A cruz simboliza o poder salvífico de Deus, a folha de azinheira inserida na cruz representa a árvore onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos.
13 Produtos para celebrar as aparições do 13 de MaioTomando por inspiração as peças que mereceram a chancela do Santuário de Fátima,
Maria João Bahia criou uma coleção de peças alusivas às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.As peças serão todas produzidas em edições limitadas, a 100 unidades no caso das peças com a chancela do Santuário. Peças da coleção Celebrar Fátima disponíveis em ouro ou prata:
- Terço da Paz
- Terço da Vida
- Medalha dos Apóstolos
- Medalha da Anunciação
- Medalha Ichthys
- Medalha Cruz de Portugal
Sobre Maria João BahiaMaria João Bahia, natural de Leiria, é um nome reconhecido em Portugal e no estrangeiro como uma das mais originais joalheiras da atualidade. As suas criações aliam os metais nobres e as pedras preciosas com um design único. A joalheira que conta com mais de 30 anos de carreira tem no seu portfólio uma vasta gama de criações, desde a joalharia ao design.
É no seu atelier, loja e oficina no coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade 102, que idealiza o seu mundo de criatividade. Possuí licença de fabricante e licença para utilização de marca das Contrastarias Portuguesas com aprovação da INCM (Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.). A marca Bahia, Joias de Autor, está registada internacionalmente e todas peças são certificadas e assinadas.
Divulgação conjunta HORA Comunicação e LeopolDina Reis Simões – Assessoria de Imprensa e Comunicação