A UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, no contexto do Ano da Fé, lançou o projecto “Por mares dantes navegados”, com o desejo de oferecer aos seus membros e outros interessados, oportunidades para conhecer melhor a vida, história, tradições culturais, expressões de fé e património ambiental de povos que a História um dia aproximou.
Este projecto, que vai para a terceira etapa (depois de Cabo Verde e Guiné-Bissau), inspira-se na dimensão missionária da condição baptismal de todo o cristão e na formação dos Seminários, tendo como principal objectivo contactar comunidades cristãs do espaço lusófono para conhecer, partilhar e celebrar a fé que nos une e reúne na riqueza da diversidade eclesial.
O grupo, constituído por 18 elementos – antigos alunos dos Seminários, seus familiares e outras pessoas interessadas –, partirá, no próximo dia 12 de Julho, para uma visita de oito dias, e contactará com diversos projectos missionários e humanitários nas Ilhas de São Tomé e do Príncipe.
Na organização desta visita, para além dos serviços técnicos, tivemos uma especial ajuda do Bispo local, D. António dos Santos, a quem desde já queremos agradecer, e da Fundação Claret, que fará chegar ao destino os donativos em géneros entretanto angariados. A todos os envolvidos, o nosso bem-haja!
Nas experiências anteriores – é uma constante –, o que recebemos foi sempre muito mais do que o que levámos para partilhar, contudo também desta vez nos fazemos acompanhar de alguns bens, em géneros e dinheiro, fruto de donativos pessoais e de campanhas várias como, por exemplo, a de um grupo de adolescentes da paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém que juntou 1880 t-shirts para São Tomé.
P. Manuel Armindo Pereira Janeiro
(Presidente da UASP)
Fátima, julho de 2017