Para a temporada de 2019-2020 a associação pretende renovar e investir em instalações e equipamentos e continuar a aposta na área da formação.
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Vasco da Gama, na freguesia de Fátima, fechou a temporada de 2018-2019 com o Torneio InterOrganizações, no qual participaram 12 equipas amadoras regionais. Sagrou-se vencedora, num jogo disputado a 27 de julho que só terminou a penáltis, a equipa “Faíscas”, “um grupo de amigos que gosta de futebol e do Vasco da Gama”.
A área da Formação foi a grande aposta da temporada que agora termina. Envolveu cerca de 250 crianças e jovens, dos quatro aos dezoito anos de idade, num total de 16 equipas, duas delas femininas, sob a orientação de duas dezenas de treinadores.
Para Hugo Almeida, coordenador do sector Futebol-Formação do Clube, os objetivos iniciais a que se propôs há um ano atrás foram alcançados: “Tivemos equipas com muita qualidade, organizámos e disputámos bons torneiros, que resultaram em ótimas experiências desportivas e pessoais para os atletas”.
“Só vamos parar a formação durante o mês de agosto, os atletas e as famílias estão empenhados e a apreciar estes treinos em tempo de férias escolares”, afirma Hugo Almeida, para quem o incentivo dos pais aos filhos atletas e o apoio das famílias ao Vasco da Gama são os motivos principais para boa época que agora termina. Nesta temporada os atletas vieram de Fátima, Minde, Alcanena e Porto de Mós; as inscrições para a nova época estão a decorrer.
“Conseguimos dar visibilidade à área da Formação no Vasco da Gama, levámos as nossas equipas a torneios de 3 a 7 dias, em Braga, Mértola, Sesimbra e Pombal, com bons resultados e a conseguirmos fortalecer o espírito de equipa, isto para além dos bons torneios realizados em casa. Se não fossem os pais a dar-nos este voto de confiança e motivação não teríamos conseguido”, refere o coordenador, natural de Porto de Mós.
A temporada de 2019-2020 ficará marcada em termos associativos pela concretização de obras de construção e remodelação que abrirão outras possibilidades a atletas, associados e amigos.
A 22 de julho tiveram início as obras de instalação de um relvado sintético para Futebol 5 e Campo de Ténis, mesmo ao lado da sede do Vasco da Gama. O campo servirá também para o sector da formação. A obra, orçada em 54 mil euros e com prazo e execução de 45 dias, é comparticipada em 50% pelo Governo, em concreto pela CCDR/LVT.
Ana Daniel Reis, há quatro anos a presidente da Assembleia-Geral da coletividade, mantém o sonho inicial desde que foi eleita: “Gostaria que os habitantes de Boleiros e Maxieira e também os das localidades vizinhas ao clube se aproximassem mais do Vasco da Gama, afinal de contas trabalhamos para a população”.
Fundada em fevereiro de 1981, a associação conta atualmente 110 sócios com quotas em dia e com “muitos amigos, que nos apoiam de forma recorrente”. “Temos mostrado trabalho e, a meu ver, isso contribui muito para a aceitação que temos tido. Para o próximo ano, terminada a instalação do Campo de Futebol 5 e de Ténis, queremos continuar o investimento nas estruturas e infraestruturas, nomeadamente na ampliação dos balneários, que pretendemos para curto prazo”.
Além do espaço-sede, com serviço de cafeteria/snack-bar, o Vasco da Gama tem acolhido ações de formação certificada, entre outras áreas, em Desporto, Agricultura e Artes Decorativas. Recentemente, o clube deu início à modalidade de Boccia Sénior, e já levou três equipas ao I Encontro de Boccia organizado pelo polo de Porto de Mós da CERCILEI. Uma da equipa do Vasco da Gama venceu o torneio.
Boleiros-Maxieira/Fátima, 28 de julho de 2019