A oitava edição do congresso internacional “Vertentes e Desafios da Segurança”, realizado nos últimos dias em Leiria, contou com 680 inscritos, vindos de seis países.
A organização coube à ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança, com a parceria e colaboração de diversas entidades e empresas.
“Numa análise muito breve, considero que o evento correu bem. Se pode ser melhorado? Sem dúvida, e é para isso que a equipa organizadora está empenhada, bem como os elementos da Comissão Científica e todos os que, de uma forma mais ou menos directa, se disponibilizaram já para esse efeito.”, afirma Miguel Corticeiro Neves, actual presidente da ASVDS.
“O VDS 2018 e os anteriores foram um percurso de aprendizagem muito significativo para mim e só tenho de estar imensamente grato a todos os que têm organizado, patrocinado, apoiado e participado nas sucessivas edições”, acrescenta Miguel Corticeiro Neves.
Durante os três dias do evento - 25, 26 e 27 de Outubro - foram realizados 32 mini-cursos de formação certificada (de 4, 8 ou 16 horas) e conferências temáticas sobre as diversas vertentes das áreas da Segurança e Saúde no Trabalho.
Todos os mini-cursos ministrados são registados na plataforma SIGO e o Livro do Congresso VDS 2018, disponibilizado aos participantes no primeiro dia dos trabalhos, é indexado ao International Scientific Indexing (ISI).
O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, que acolheu a iniciativa, foi também palco da exposição de empresas, marcas, projectos, equipamentos e serviços, o que possibilitou aos participantes acercarem-se das novidades e inovações na área da Segurança e Saúde no Trabalho
Protocolos de colaboração assinados com ESTeSC e AEPREVEX
Na tarde do segundo dia do Congresso Internacional VDS 2018, a 26 de Outubro, foram assinados dois protocolos de colaboração:
A ASVDS e a ESTeSC - Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra estabeleceram um protocolo de colaboração com vista à participação recíproca de elementos de ambas as entidades em acções de formação específicas no âmbito de eventos promovidos por qualquer uma das entidades.
Um outro protocolo foi estabelecido entre a ASVDS e a AEPREVEX - Asociación de Prevención Extremeña, da Comunidade Autónoma da Extremadura, Espanha, e visa a participação gratuita de elementos de ambas as associações nos eventos promovidos/organizados pela outra e também a participação de elementos de ambas as entidades como conferencistas e/ou formadores nos eventos e/ou acções de formação promovidos pela outra entidade.
Recorde-se que, a 5 de Outubro, em Espanha, a ASVDS e a Universidad de Extremadura (UnEx), de Espanha, firmaram um protocolo de colaboração pelo qual se comprometem a cooperar mutuamente na realização de trabalhos de investigação, promoção e divulgação de acções nos diversos campos da Segurança e Saúde no Trabalho.
Próximas iniciativas agendadas para Portugal e Espanha
O IX Vertentes e Desafios da segurança – VDS 2019 - ficou agendado para daqui a um ano, durante a última semana Outubro (24, 25 e 26), de novo na cidade de Leiria.
“A máquina está lubrificada, todos começam a saber com mais definição o que têm de fazer, pelo que há que ter esperança e confiança que as próximas edições, com todos os imprevistos que possam vir, seguirão a mesma linha, sempre numa tentativa de proporcionar um congresso efectivamente útil para os participantes”, antecipa o actual Presidente da ASVDS.
No final do VIII VDS, foi anunciada a realização de duas novas iniciativas:
O II Simpósio Ibérico de Segurança Rodoviária, que decorrerá de 6 a 8 de Março de 2019, em Leiria, numa organização conjunta da ASVDS, APREVEX, UnEx, Guardia Civil (de Espanha), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e Câmara Municipal de Leiria (Bombeiros Municipais).
A 11 e 12 de Abril de 2019 terá lugar o IV Simpósio de Riscos Psicossociais. Depois de nas edições anteriores terem passado por Porto, León e Coimbra, o Simpósio decorrerá agora em Cáceres, Espanha, numa organização ASVSD, Universidade Fernando Pessoa, AEE - Asociación Española de Ergonomía e UnEx.
Leiria, 30 de outubro de 2018