Tal como desde a primeira edição, o VIII Congresso Internacional Vertentes e Desafios da Segurança (VSD) - Views and Determinants of Safety & Security volta a ter lugar na cidade de Leiria, de novo no mês de Outubro, nos dias 25, 26 e 27. A submissão de trabalhos de cariz técnico-científico termina a 27 de Maio; as inscrições para participação terminam uns dias antes do início do congresso.
Este ano, devido ao elevado número de participantes que é aguardado, o congresso internacional na área da Segurança e Saúde no Trabalho decorrerá no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, repartido pelas diferentes galerias, alas e auditório.
Para esta edição, a Organização destaca uma importante novidade, para além de todos os mini-cursos serem registados na plataforma SIGO: o Livro do Congresso VDS 2018 será indexado ao International Scientific Indexing (ISI).
Numa organização da Associação Vertentes e Desafios de Segurança (ASVDS), sob o patrocínio de diversas organizações ou entidades, como, por exemplo, a Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e com vários apoios institucionais entre os quais o da Câmara Municipal de Leiria, o Congresso Internacional Vertentes e Desafios da Segurança contava no início de maio com 200 inscrições. Em 2017, a sétima edição contou com 536 inscritos, de nove países.
Os principais destinatários da iniciativa são os técnicos, engenheiros, enfermeiros, psicólogos, ergonomistas, médicos, gestores, professores e estudantes das áreas da Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.
Miguel Corticeiro Neves, que preside à ASVDS e à Comissão Organizadora do VDS, sublinha que o aumento de participantes acontece de forma progressiva desde a primeira edição, em 2011, e é sinal da pertinência da iniciativa, juntamente com a mais-valia que representa, anualmente, para todos os participantes.
“A característica peculiar que faz com que o Congresso registe uma crescente adesão tem que ver com a oferta formativa, que permite aos profissionais a actualização do conhecimento e aos estudantes a aprendizagem técnica e académica de que necessitam, bem como ao facto de puderem publicar os seus trabalhos num evento reconhecido e já com indexação internacional”, refere Miguel Corticeiro Neves.
O programa provisório do Congresso Internacional está disponível online e aponta para um primeiro e terceiro dias de formação certificada e um segundo dia de conferências temáticas, painéis por oradores convidados e apresentação de trabalhos técnico-científicos.
Relativamente à formação certificada, são propostos trinta e dois mini-cursos de quatro, oito ou dezasseis horas de duração, ministrados por entidades formadoras reconhecidas a nível nacional e internacional.
Durante os três dias haverá um espaço de exposição no qual empresas relacionadas com as áreas específicas do congresso darão a conhecer os seus produtos e serviços.
As inscrições para o VDS 2018 devem ser efectuadas exclusivamente através do formulário online: https://goo.gl/utWLC8, com condições especiais de inscrição até 15 de Outubro. O prazo para submissão de artigos decorre até 27 de Maio.
Leiria, 14 de Maio de 2018
Contactos:
ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança Organização: vdseg@vdseg.pt