A três meses da sua realização, o VIII Congresso Internacional Vertentes e Desafios da Segurança (VSD), agendado para os dias 25, 26 e 27 de Outubro em Leiria, já conta 350 inscritos. As inscrições decorrem a bom ritmo, terminam uns dias antes do início dos trabalhos e apresentam condições especiais até ao dia 15 de Outubro.
Os principais destinatários desta iniciativa de formação e informação são os técnicos, engenheiros, ergonomistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, gestores, professores e estudantes das áreas da Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.
Devido ao elevado número de participantes que é aguardado - em 2017, a sétima edição contou com 536 inscrições, de nove países - o congresso internacional decorrerá no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, repartido pelas diferentes galerias, alas e auditório.
Numa organização da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (AVDS), sob o patrocínio de diversas organizações e entidades, entre outras, a Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), e com vários apoios institucionais entre os quais o da Câmara Municipal de Leiria, o VIII Congresso Internacional tem todos os mini-cursos propostos para formação registados na plataforma SIGO e, tal como no ano de 2017, terá o Livro do Congresso indexado ao International Scientific Indexing (ISI).
Miguel Corticeiro Neves, que preside à AVDS e à Comissão Organizadora do VDS, sublinha os principais objetivos do congresso:
(1) possibilitar aos Engenheiros e Técnicos de Segurança a actualização técnica e científica necessária para a realização das actividades,
(2) permitir a docentes e alunos efectuarem a divulgação dos seus trabalhos num evento com publicação científica indexada internacionalmente,
(3) contribuir para que os participantes mantenham um registo das suas formações através da plataforma SIGO, o que é favorável para os próprios e permite às respectivas organizações cumprirem o previsto legalmente.
O programa propõe dois dias de formação certificada, o primeiro e o terceiro, para um total de trinta e dois mini-cursos de quatro, oito ou dezasseis horas de duração, ministrados por entidades formadoras reconhecidas a nível nacional e internacional. O segundo dia será dedicado à realização de conferências temáticas e painéis por oradores convidados e à apresentação de trabalhos técnico-científicos.
Durante todo o congresso internacional haverá um espaço de exposição no qual empresas relacionadas com as áreas específicas ali em análise darão a conhecer os seus produtos e serviços.
Leiria, 30 de julho de 2018