Terminou no último fim-de-semana, 29 de Outubro, o décimo congresso internacional Vertentes e Desafios da Segurança (X VDS), evento organizado pela ASVDS - Associação Vertentes e Desafios da Segurança, que trouxe a Leiria durante quatro dias cerca de quinhentos profissionais e investigadores das áreas da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe e ainda do Principado de Andorra.
Miguel Corticeiro Neves, presidente da ASVDS, refere que o evento “correu dentro das expectativas, a adesão foi muito boa”, quer em termos de participação geral nos painéis e conferências, quer pela apresentação de artigos científicos – 11 deles publicados em edição científica indexada – assim como pela elevada participação nas mais duas dezenas de mini-cursos certificados de formação.
A décima edição ficou também marcada pelo estabelecimento de um protocolo entre quatro entidades de três países, nomeadamente a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) e Associação Nacional de Engenharia da Segurança no Trabalho (ANEST), ambas do Brasil, o Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), de Cabo Verde, e a Associação Vertentes e Desafios da Segurança, de Portugal, com vista à criação de um acordo que dará “a possibilidade de os membros de cada uma destas entidades poderem, a partir de agora, participar nos eventos promovidos pelas outras entidades, sem custos de inscrição e de alojamento”.
O presidente da ASVDS destaca e agradece, além do apoio da Câmara Municipal de Leiria, que acolheu o evento no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, os apoios empresariais e institucionais que o congresso recebeu em termos de patrocínios, de presenças no espaço de exposição e os apoios relacionados com as sessões de formação.
Mónica Camarada, vice-presidente da ASVDS e presidente da Comissão Organizadora do X VDS, refere alguns dos elementos pelos quais o congresso se destaca, entre outros, as “diversas acções formativas de índole científico, técnico e comportamental”, nas áreas da Protecção, Segurança [no Escritório, em Obra, em Altura ou Espaços Confinados], Medicina e Enfermagem no Trabalho, Saúde Ocupacional, e Riscos Psicossociais e Ergonómicos, Biosegurança, Protecção Radiológica.
Destaca também que “os saberes transmitidos neste congresso permitem, para além de proporcionar aquisição e actualização de conhecimentos aos profissionais da área, uma valorização na partilha e um networking entre parceiros, entidades e participantes que elevam a qualidade desde evento”.
“O congresso possibilitou o acesso a um conjunto de artigos selecionados através da revisão cega que permitiu a apresentação e publicação de uma edição indexada internacionalmente ISI – Internacional Scientific Indexing, validada pela Comissão Cientifica”, refere também.
O 11º Congresso VDS ficou anunciado para daqui a um ano, em Outubro de 2023. Além deste congresso internacional, a Associação Vertentes e Desafios da Segurança irá realizar, em Abril de 2023, o 6º SIRPS – Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais, em Espanha, em data e local a anunciar.
Contactos: http://www.vdseg.pt | vdseg@vdseg.pt
O X VDS no Facebook: https://bit.ly/ASVDS_FB ; no Instagram https://bit.ly/ASVDS_IG
Fotografia: Da sessão solene, a 28 de Outubro, participou o Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que felicitou a Organização e destacou o trabalho de grande importância realizado pelos técnicos de Segurança e Saúde no trabalho durante o período pandémico e apelou ao contínuo investimento na promoção da cultura de segurança nas organizações.